http://vimeo.com/album/2222855/video/55368801
http://www.facebook.com/florian.pertzborn
https://twitter.com/florian_esmae
http://www.google.com
http://netbass.eu
http://www.casadamusica.com
http://www.esmae-ipp.pt
 
 

















 
PROFESSOR & GUESTSProfessor_%26_Guests.html
MASTER - MESTRADO
MUSICA DE CAMARA Musica_de_Camara.html
HOME & NEWSHome_%26_News.html
PROVA DE ACESSOProva_de_Acesso.html
JOBS & CAREERJobs_%26_Career.html
PROJECTS & RESEARCHProjects_%26_Research_1.html
ARCHIVE
CONTACT & LOCATIONContact_%26_Location.html
MEET THE CLASSMeet_the_Class.html



    














http://www.esmae.ipp.pt
INFO  MMus - Performance
INFO  MEdu  Ensino
                                                                                               2015 / 2016

PROVAS DE ACESSO 2016/2017
Mestrado em Musica - Interpretação

 CANDIDATURAS 1ª Fase
a anunciar ver  www.esmae.ipp.pt

MASTER OF MUSIC MMus


Mestrado em Musica - Educação
MASTER OF MUSIC MEdu


 ESMAE - Regulamento / Mestrado / Masterdegree





Master-Mestrado_files/Regulamento%20Geral%20de%20Mestrado%202012.pdf
CURRICULUMCurriculum.html
Master of Music Recital July  2016                                                                                                                                                                              2015 / 2016

Recital Instrumento II

Este recital está integrado no âmbito do curso de mestrado - interpretação artística. O objetivo principal deste projeto com o título “Música e Reportório de Frank Proto” nasceu da necessidade e do interesse em conhecer mais a fundo o espólio contemporâneo da musica para contrabaixo em obras de música de câmara ou solo, que aumentaram desde a segunda metade do século XX. Isso deve-se à grande evolução técnica do instrumento desenvolvida a partir dessa época, possibilitando o surgimento de novos instrumentistas, cada vez mais apurados tecnicamente.

Frank Proto, que compôs variadíssimas obras para contrabaixo despertando o interesse dos contrabaixistas, compondo peças que ao mesmo tempo são desafiadoras e tecnicamente possíveis.

Assim, neste projeto decidi escolher três obras emblemáticas deste compositor, na medida em que, considero Proto um compositor de excelência no que diz respeito ao reportório musical contemporâneo deste instrumento.

Recital Instrumento II

Com o presente recital  apresento excertos  do meu projeto artístico com o titulo  “Música Contemporânea Concertante para Contrabaixo - Tradição e Inovação” . O objectivo principal é analisar a linguagem musical e contextualizar com as técnicas instrumentais e interpretativas do contrabaixo concertante contemporâneo.

O projeto relvou-se na realidade  que a maior parte dos métodos  e estudos utilizados  são ainda baseados dos conceitos do  século XVIII , enquanto os métodos mais recentes  são menos  divulgados. Sendo assim, o presente projeto procura os aspectos técnicos o conceitos interpretativos mais recentes que permitem uma melhor preparação e performance do repertorio concertante contemporâneo .

Para a presente recital foram escolhidos quatro obras : a Sonata de Sofia Gubaidulina  para contrabaixo e piano;  Heinz Holliger´s   “Tinian” para contrabaixo solo ;  as Sonatas de  David Anderson de Vilmos Montag, ambas com acompanhamento de e piano.

Esta escolha das obras deve-se a vários fatores sendo eles  uns dos mais referenciados no repertorio concertante e que permitam uma amostra de vários épocas estilísticas da música contemporânea da segunda metade do século XX e XXI respectivamente. Enquanto de Guibadulina e Holliger procuram  técnicas num espaço mais avantgarde,  as obras de  David Anderson de Vilmos Montag utilizam uma linguagem e formas mais  tradicionais.

Recital MEdu  Instrumento II

Este recital está integrado no curso de mestrado em Ensino da Música - Instrumento  - contrabaixo. Durante o ano letivo 2015/2016  foquei sobre a constituição de um possível repertório construído por obras pedagógicas de compositores portugueses da atualidade.  Para o meu recital – instrumento II  escolhi : (1) uma obra original de Fernando Lapa  - As cinco portas do Labirinto  e (2) a Sonata para violoncelo e piano de Filipe Pires, que transcrevi para contrabaixo e piano.


A obra “As Cinco Portas do Labirinto” foi encomendada por Florian Pertzborn em 1999 , ano em que tocou a sua estreia na Conferencia Mundial de Contrabaixo na Universidade de Iowa /EUA. Publicou  a obra em 2000 com a editora Low Note , Alemanha. Em 2001 incluiu  como peça imposta no 1° Concurso Internacional de Contrabaixo de Covilhã.

Procurando repertório português para contrabaixo , a transcrição da Sonatina do Filipe Pires traz uma proposta válida para o estudante que procura uma obra lírica , virtuosística mas, no mesmo tempo,  idiomática para o contrabaixo . A escolha de  harmonias e melodias modais dão referência a canção portuguesa.


A edição que apresento hoje utiliza a parte original de piano, enquanto a parte de contrabaixo foi transposto. Algumas partes foram transcritas para uma outra oitava.

No âmbito do repertorio pedagógico para o contrabaixo de Paul Breuer, Bertold Hummel ,Teppo Hauta Aho e Paul Hindemith , a edição da Sonatina de Filipe Pires apresenta uma contribuição sólida e interessante para o jovem contrabaixista.



  Recital MEdu  Instrumento II

   Scholarship  16/17    2016 /17 2016